sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Landing, férias, Montreal, Toronto e muito mais!

Oi amigos,

Depois de um longo hiato, voltamos com força total e cheio de novidades para dividir com vocês... Temos muito o que contar sobre o landing, a viagem, as férias, etc, etc...

Como são muitas informações, vamos dividir os assuntos por posts, ok?

Vamos começar pelo principal, que eu acho que é o que mais interessa aos leitores do blog: o tão sonhado e temido landing. Digo temido porque eu estava uma pilha de nervos, milhões de “E ses???...” E se faltar algum documento pro landing? E se o oficial disser que algum documento está errado? E se ele achar que o dinheiro que estamos levando não é suficiente? E se ele não gostar da idéia de irmos lá só fazer o landing e voltarmos pro Brasil? E se ele simplesmente não for com a nossa cara e nos mandar de volta no primeiro avião? Rs

Eu sei que é muita preocupação pra uma pessoa só, mas o landing teoricamente é o momento em que nada pode dar errado né...

Nosso vôo foi Rio x Panamá x Montreal. Optamos por dar a entrada por MTL pois nosso processo foi por Québec, e MTL nossa cidade de escolha nos formulários.

Aterrissamos em MTL por volta de 1:00 da manhã, entramos na fila de Estrangeiros na alfândega e explicamos para o oficial que estávamos ali para fazer o landing. Ele olhou nossos passaportes, e nos direcionou para o local.

Detalhe importante que eu não sabia: Nós pegamos toda a bagagem ANTES de irmos para a sala na qual o oficial checa toda a documentação e dá os papéis da residência permanente. Eu achava que pegaríamos nossas malas DEPOIS de todos os procedimentos, e aí já estava imaginando nossas malas rolando hoooooras na esteira do aeroporto, sem ninguém pra resgatá-las.

O landing em si foi rápido e simples. O oficial pediu nossos passaportes, a confirmação de residência permanente, quantos estávamos levando de dinheiro e o endereço que ficaríamos em Montreal. Demos o endereço de uma amiga, e explicamos que só ficaríamos lá por 15 dias, e depois voltaríamos ao Brasil para resolver algumas coisas, e que aquela não era nossa ida definitiva. 

O oficial então nos explicou que não poderia enviar o PR Card para alguém que não fosse da família, mas que assim que tivéssemos um endereço fixo (e nosso) era só ligar para o número que ele forneceu que os cartões seriam emitidos.

Ele nos entregou também o comprovante do landing (não lembro agora o nome do documento), que é nosso comprovante de residência permanente enquanto não recebemos o PR Card.

Ele nos entregou mais alguns folhetos, deu o “Welcome to Canada”, e ufa!!!, eu só pensava no Galvão gritando “É teeeeeetra, é teeeeeetraaaaaaa!!!”.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Visto em mãos... e agora José?


Como contamos no nosso último post, recebemos nossos passaportes no dia 21/05, e ainda estamos no Brasil.
Ao contrário de várias pessoas que estão apenas aguardando o passaporte chegar para ir embora, nós preferimos receber o visto e pensar em todos os caminhos possíveis (tudo com uma planilha de excel aberta, e muito cálculo feito – afinal, somos contadores rs!). Chegamos à conclusão que a melhor opção é irmos apenas no ano que vem, visto que ainda temos algumas coisas para resolvermos por aqui, e financeiramente também vale mais a pena. – Apenas para deixar claro, não estamos de forma alguma criticando ou julgando quem pega os passaportes e sai correndo daqui. A decisão do momento certo de ir embora é muuuuito pessoal, e cada um sabe o que é melhor pra si.
Compramos passagens para Montreal para Novembro/2014 apenas para fazermos o landing, e tirarmos férias mesmo. Vamos aproveitar para vermos alguns amigos que já estão por lá, e, quem sabe, conseguirmos alguma entrevista de emprego. 
Vamos fazer o landing em Montreal, ficamos alguns dias por lá, depois vamos de trem para Toronto (que parece ser uma viagem linda, segundo o Google! =)). Vamos ficar uns 10 dias em Toronto, então voltamos pra Montreal de trem de novo, e aí... Brasil sil sil... rs
Nossa intenção é fazer a viagem o mais barata possível... Para isso, conseguimos uma promoção das passagens de trem no site da Via Rail – (http://www.viarail.ca/), e acho que cada passagem (round trip) saiu por CAN 98,00.
Em relação à hospedagem:
Em Montreal vamos ficar em hotel mesmo, visto que ficaremos poucos dias.
Já em Toronto alugamos um apto no www.airbnb.com, e achamos que o custo benefício vale a pena. Como o apartamento é todo mobiliado, há a possibilidade de cozinharmos, e não gastar muito com almoço/janta.
Alguém tem mais dicas sobre o que fazermos (em relação ao pós landing) nesses dias no Canadá?
Abs,
Lois

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Recebemos os passaportes! \o/

Recebemos os passaportes! \o/
Oi pessoal, com um delay de umas 5 semanas, estamos aqui pra dar a notícia mais aguardada desde junho/2012: RECEBEMOS NOSSOS PASSAPORTES COM OS VISTOS!
Recebemos os passaportes no dia 21/05, pelos correios, como Carta Registrada. No dia anterior o Brian tinha ligado para o consulado, para saber se o passaporte já havia sido postado, e a atendente nos informou que o prazo para recebimento era até o final da semana, e, caso não chegasse até o prazo, ela nos passaria o código de rastreamento.
Algumas dúvidas que tínhamos em relação a postagem/ recebimento dos passaportes:
- O Consulado avisa que postou os passaportes?
Não, não recebemos nenhum tipo de comunicado do Consulado em relação à postagem. Sabíamos mais ou menos o prazo para recebimento dos passaportes pela média da galera que estava recebendo, e o nosso demorou 14 dias corridos entre nós enviarmos e recebermos com os vistos.
- Quem quer retirar os passaportes pessoalmente em SP, como faz?
Não sei... rs. Como não estávamos cogitando uma ida a SP, não corremos atrás pra saber como faz. Acho que quem pensa em ir a SP buscar pessoalmente o passaporte, vale a pena dar uma ligada para o Consulado e se informar.
- Qual a melhor forma de enviar os passaportes pro Consulado?
Considerando nossas experiências ruins com transportadoras (nosso CSQ foi roubado com a Fedex; já tive um documento de trabalho roubado com os Correios), nossa vontade era ir lá entregar os passaportes em mãos.
Como não era possível, tentamos enviar pela Fedex, porém descobrimos que eles só enviam remessas para fora do Brasil. (Vocês sabiam disso? Nós não! Rs)
Enviamos então pelos Correios mesmo, via SEDEX 10. Chegou lá sem sustos, SÓ NÃO CHEGA ATÉ AS 10 HORAS DO DIA SEGUINTE! Digo isso, pois não é só comigo que aconteceu. Lá na empresa diversos documentos que enviamos via Sedex 10 às vezes levam mais de um dia para serem entregues, então essa história de chegar até o dia seguinte, às 10 da manhã é conversa pra boi dormir rs...  
No próximo post contaremos nossos próximos passos e o planejamento pro landing!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Exames médicos e pedido de passaportes

Conforme prometido no ultimo post, vamos dar continuidade na nossa saga, dessa vez contando sobre nossos exames médicos e o pedido de passaportes.
 
Recebemos o pedido de exames médicos no dia 13/03/2014, agendamos a consulta para o dia 10/04/2014 e o Dr. Enviou os exames no dia 15/04/2014 . Vale lembrar que os exames tem que ser feitos no prazo de 60 dias a partir do e-mail do Consulado.
 
Agendamos com o Dr. Alexandre Buescu, em Botafogo, para o primeiro horário. Gostamos bastante do Dr. Alexandru, ele foi bem atencioso, e disse que já trabalha para o consulado há mais de 30 anos (Uau! Rs). Ele mediu nosso peso, altura, pressão e batimentos cardíacos. Fez as perguntas de rotina (Toma algum medicamento? Já passou por alguma cirurgia?), e nos deu as guias dos exames de sangue, urina e raio x.
 
O custo da consulta foi de R$ 250,00 para cada um. Conseguimos reembolso da consulta médica, pois o Dr. Alexandru dá recibo se solicitado.
 
 
A clínica de Raio x e o Sérgio Franco também ficam em Botafogo, em frente à Cobal do Humaitá, então, na nossa opinião, vale a pena marcar a consulta no primeiro horário, e já correr para fazer os exames. Não sei se demos sorte, mas conseguimos resolver tudo na parte da manhã, e ainda trabalhamos na parte da tarde, afinal, ainda não estamos em comportamento demissional... hehe
 
 
Sobre o Raio X
 
Fizemos na Clinica Ricardo Campos, indicada pelo Dr. Alexandru Buescu. Eles já estão acostumados a fazer Raio x para o consulado, então não precisamos explicar muita coisa. Lá o Raio x para imigração só é feito de segunda a sexta, por ordem de chegada. Eles aceitam convênio, e por isso só tivemos que pagar uma taxa de R$50,00/pessoa do laudo para o consulado. Resolvemos o Raio x em menos de uma hora, e eles enviam diretamente para o médico (prazo de 3 dias úteis).
 
 
Sobre o exame de urina
 
Fizemos no Sérgio Franco que fica na mesma rua da clínica do Raio x. Não precisa ser a primeira urina do dia, e pode ser colhida no laboratório mesmo. Também utilizamos nosso plano de saúde.
 
 
Sobre o exame de sangue
 
Também fizemos no Sérgio Franco (tudo às custas do nosso plano de saúde, é claro!). Os exames são apenas de HVI e Sífilis, e não precisa estar em jejum. Pegamos os resultados no site do laboratório, e enviamos para o médico por e-mail mesmo.

Na ultima segunda-feira, dia 06/05/2014, recebemos os pedidos de passaportes! \o/
Enviamos no dia seguinte, via Sedex 10, e neste momento já estão no consulado.
 
Seguem contatos das clínicas mencionadas no post:
 
Dr. Alexandru Buescu
Rua Barão de Lucena 48 – 2º andar – sala 7 Botafogo – Rio de Janeiro
Tel: 2527-3477
 
Clinica Ricardo Campos
Endereço: Rua Voluntários da Pátria – 435 Botafogo – Rio de Janeiro
 
Laboratório Sérgio Franco
Endereço: Rua Conde de Iraja –  479 Botafogo – Rio de Janeiro

terça-feira, 22 de abril de 2014

Início do Processo Federal e Pedido de Exames Médicos

Olá amigos,
Os últimos meses estão tão corridos que o blog ficou meio abandonado. Eu, Lois, mudei de emprego, e estou me dedicando bastante, apesar dos planos de imigração.
Falando de imigração, como contei no último post, recebemos nosso CSQ dia 24/12. Preparamos toda a documentação do Federal durante o Natal (dica: imprimimos todos os formulários necessários antes de recebermos o CSQ, lemos todas as informações, e preenchemos a mão com as informações que já tínhamos – só ficaram pendentes as informações do CSQ mesmo. Assim que recebemos o CSQ, foi só preencher os forms no computador e incluir as informações do CSQ.)
Assim como a documentação do Provincial, mandamos todos os forms impressos em uma pasta, de forma organizada (dica 2 pra quem tá começando o processo: Eu acho que organização faz toda a diferença... No meu trabalho, quando recebo documentos bagunçados ou planilhas mal feitas, tenho preguiça de olhar e fico puta da vida com quem me mandou. Minha vontade é devolver os arquivos e perguntar se a pessoa num pode fazer com mais cuidado! E olha que lá na empresa eu PRECISO desses documentos para fazer o meu trabalho.
Agora imaginem o cara que analisa nossos documentos do BIQ, abrindo um envelope cheio de papéis fora de ordem e bagunçados, uma zona. Pois é, se eu trabalhasse lá já colocaria esse envelope no final da fila de novo, pra num estragar meu dia... rsrs)
Enviamos o pacote do Federal pelo FEDEX, e dessa vez não tivemos contratempos. Recebemos o e-mail de confirmação da abertura do processo Federal em janeiro, e no dia 13/03/2014 recebemos o pedido de exames médicos.
Já fizemos os exames médicos, mas daremos os detalhes no próximo post!
Abraços,
Lois

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Protect Your Pet During Winter and Cold Weather (Recomendações da SPCA)

Amigos,
 
De bobeira na internet achei o texto abaixo, com recomendações da SPCA sobre os cuidados especiais que devemos ter com nossos pets durante o inverno das terras geladas acima da linha do Equador...

*****************************************************************************
 
In many areas, winter is a season of bitter cold and numbing wetness. Extra precautions during winter months will make sure your four-footed family members stay safe and warm.
Help your pets remain happy and healthy during the colder months by following these simple guidelines:


Fonte: Site da SPCA

Keep pets indoors and warm

Don't leave dogs or cats outdoors when the temperature drops. Most dogs, and all cats, are safer indoors, except when taken out for exercise. No matter what the temperature, wind chill can threaten a pet's life. Regardless of the season, shorthaired, very young, or old dogs and all cats should never be left outside without supervision. Short-coated dogs may feel more comfortable wearing a sweater during walks.
The best way to keep your pets safe (and happy) is to keep them with you.
 

Take precautions if your dog spends a lot of time outside

A dog or cat is happiest and healthiest when kept indoors. If for some reason your dog is outdoors much of the day, he or she must be protected by a dry, draft-free shelter that is large enough to allow the dog to sit and lie down comfortably, but small enough to hold in his/her body heat. The floor should be raised a few inches off the ground and covered with cedar shavings or straw. The house should be turned to face away from the wind, and the doorway should be covered with waterproof burlap or heavy plastic.

Help neighborhood outdoor cats

If there are outdoor cats, either owned pets or community cats (ferals, who are scared of people, and strays, who are lost or abandoned pets) in your area, remember that they need protection from the elements as well as food and water. It's easy to give them a hand.

Give your pets plenty of water

Pets who spend a lot of time outdoors need more food in the winter because keeping warm depletes energy. Routinely check your pet's water dish to make certain the water is fresh and unfrozen. Use plastic food and water bowls rather than metal; when the temperature is low, your pet's tongue can stick and freeze to metal.

Be careful with cats, wildlife, and cars

Warm engines in parked cars attract cats and small wildlife, who may crawl up under the hood. To avoid injuring any hidden animals, bang on your car's hood to scare them away before starting your engine.

Protect paws from salt

The salt and other chemicals used to melt snow and ice can irritate the pads of your pet's feet. Wipe all paws with a damp towel before your pet licks them and irritates his/her mouth.

Avoid antifreeze poisoning

Antifreeze is a deadly poison, but it has a sweet taste that may attract animals and children. Wipe up spills and store antifreeze (and all household chemicals) out of reach. Coolants and antifreeze made with propylene glycol are less toxic to pets, wildlife, and family. Read more about pets and antifreeze »

The best tip of all: keep your pets with you

Probably the best prescription for winter's woes is to keep your dog or cat inside with you and your family. The happiest dogs are those who are taken out frequently for walks and exercise, but kept inside the rest of the time.
Dogs and cats are social animals who crave human companionship. Your animal companions deserve to live indoors with you and your family.

*************************************************************************

Abraços,

Lois