quinta-feira, 14 de novembro de 2013

CSQ em casa


Amigos, a boa notícia chegou... RECEBEREMOS NOSSO CSQ EM CASA!!!!
Agora estamos tranquilos, felizes e sorridentes, mas só nós dois sabemos a tensão que foi esta última semana... então, amigos, senta que lá vem história...
Contamos aqui que no dia 05 de novembro recebemos o e-mail enigmático do BIQ, solicitando que comunicássemos qualquer alteração nos nossos documentos, endereço, contatos, etc. Como não tínhamos nada a enviar, continuamos no aguardo dos próximos capítulos.
Eis na terça-feira, dia 12/11/2013, o BIQ me liga no meio do expediente, eu totalmente desavisada que iam me ligar.  
A primeira ligação eu perdi, não estava na mesa, e quando voltei vi uma ligação perdida de um número super estranho. Acontece que aqui no Rio acrescentaram o bendito nº 9 antes dos números de celular, então às vezes aparece um número gigante. A outra possibilidade também era a Claro tentando me ligar para me empurrar alguma “promoção imperdível”, eles também sempre me ligam de números estranhíssimos. Se não fosse nada disso, no máximo seria algum recrutador do exterior, me oferecendo uma vaga maravilhosa... na Angola! Rs Ou seja, não dei a mínima pra ligação perdida, e JAMAIS pensaria que era alguém do BIQ.
Aí o celular toca novamente, eu já atendo fazendo cara de “ai que saco!”, e do outro lado alguém diz... “Alô, madame, aqui é do Bureau d’Immigration du Quebec... e bla bla bla, nous pouvons parler em français?..”
Bom, nessa hora saí quase correndo da sala, colei o celular no ouvido e tentei não surtar... Confirmei meu nome, endereço, telefone... ele deu ok, e disse que passaria para outro agente do BIQ. Esse segundo agente disparou a falar francês, e eu tonta já... Por fim ele disse, em francês, que eu receberia um e-mail com as próximas instruções para o seguimento do processo. E não entendendo lhufas, pedi pro cara repetir umas três vezes cada frase. Por fim perguntei “Então o senhor está me dizendo que eu vou receber um e-mail com as instruções para o seguimento do processo?” E ele, “Sim, senhora”. Eu, “Pardon monsieur, je suis très nerveuse...” E ele riu e deu um “Merci de votre attention”... rs
E eu fiquei lá, com o telefone colado na orelha, esperando se tinha mais alguma coisa... só vi que não quando apareceu o “Disconnected” no visor. E agora? É isso?
Liguei pro Brian, contei o que tinha acontecido, e dei um google pra ver se mais alguém tinha recebido essa ligação... Achei o relato de algumas pessoas que tinham feito a entrevista por telefone, ou seja, o BIQ ligou, conversou com a pessoa, fez as perguntas da entrevista e emitiu o CSQ. Pensei... Agora fufu! Será o cara me ligou pra TENTAR fazer uma entrevista, e eu, pateta como fiquei, não consegui perceber isso? Será que eu não entendi que ele queria me fazer umas perguntas? Será que eu falei francês tão mal que o cara desistiu de conversar comigo?
Entrei no meu e-mail, e comecei a dar F5 compulsivamente. Nem preciso dizer que meu expediente e o do Brian encerraram no exato momento que o BIQ me ligou né? Como me concentrar em qualquer planilha quando você recebe uma ligação dessas?
Finalmente, o e-mail do BIQ com as tais instruções chegou, e voilá... “Nous avons le plaisir de vous informer que nous avons émis votre Certificat de sélection du Québec (CSQ) et, le cas échéant, celui de chacun des membres de votre famille“. \o/
Seguindo as instruções do e-mail, abrimos hoje a conta no FEDEX, e passamos o número para o BIQ... agora é só aguardar o CSQ!!!!
Abraços,
Lois

6 comentários:

  1. Parabens! Que noticia maravilhosa! Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu e meu marido sempre lemos os comentários de vocês no fórum da CBQ e aí lá no rodapé vi seu blog...
    Queria dizer a vocês que estamos muito contentes por esta vitória!! É incrível como torcemos pelas pessoas que nem conhecemos e queremos que tudo dê certo na vida e no processo delas também!! Acho que é porque todos nós temos este sonho, esta trajetória em comum..
    Li o que vocês escreveram e meus olhos encheram de água!! kkkk Sou chorona mesmo!!
    Parabéns à vocês!! Espero que em breve possamos nos conhecer pessoalmente lá no Québec!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Sou Quebecois e indo na contramao : estou me mudando para o Brasil. Vamos ver como eu me viro ai. Se tiverem perguntas sobre o Quebec podem me contatar pelo twitter : @epapoc, mas nao sei quase nada sobre processo de imigração.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    preciso mandar buscar nossos csqs também e gostaria de tirar uma dúvida, por favor.
    Liguei para o Fedex e eles disseram que precisam de um telefone e nome de alguma pessoa de onde eles vão fazer a coleta (no caso, o bureau do mexico). Mas no e-mail que recebemos do bureau não consta telefone nem nome. Só um e-mail. Como vocês fizeram?
    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Casal, recebi uma ligação há pouco também de um número muito estranho!

    Vocês chegaram a gravar o número que vocês receberam a ligação? Perdi a chamada :(

    ResponderExcluir