sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

"Test drive" do Canadá

Em agosto/11 fomos pela primeira vez para terras acima da linha do Equador. Passamos agosto inteiro em Toronto, estudando inglês na LSC. O objetivo da viagem, primeiramente, foi FÉRIAS (uhul!), ou seja, viajar, descansar a cabeça e conhecer novos lugares. Aproveitamos para passar 3 dias em NY, que sempre quisemos conhecer, antes de seguir para Toronto. Além de tirar férias, queríamos ver se o Canadá era tudo isso que pensávamos, e se realmente conseguiríamos nos adaptar em outro país, longe de tudo e de todos.

Nossa opinião de Toronto
Chegamos em Toronto em pleno verão e pegamos dias ensolarados a maior parte do tempo. Durante o verão, o sol se põe umas 20:00, então a sensação é que dá para aproveitar melhor o dia.

A cidade é limpa, as pessoas são educadas e o transporte público funciona. Fiquei encantada com coisas simples, como por exemplo, as pessoas que querem entrar no metrô esperam as que estão dentro sair, para depois entrarem (o que parece tão óbvio, mas aqui no Rio ninguém vê...). Além disso, na escada rolante, todo mundo se mantém do lado direito, pois, se alguém estiver com pressa, é só subir correndo pelo lado esquerdo!

Ah, e quem mora em Toronto não fala ToronTo, fala Torono!

Transporte público
Durante todo o período que ficamos em Toronto, utilizamos somente o transporte público. Enquanto no Rio não me imagino sem carro, em Toronto só cogitamos a possibilidade de alugar um para ir ao Vaughan Mills (um outlet gigante fora do centro da cidade - http://www.vaughanmills.com/) pois seria desconfortável voltar com vááááárias muambas no ônibus (e teríamos que pegar uns 3 ônibus + metrô para chegarmos em casa). Porém, descobrimos um shuttle saindo do centro de Toronto que leva e busca, DE GRAÇA! Pronto, ficamos um mês inteiro sem carro!
Os moradores de Toronto também usam bastante o transporte público, fomos a alguns shows lá e vimos que as pessoas preferem ir de ônibus/ metrô que usar o carro. Além disso, como o metrô lá fica aberto até 1:00 da manhã, se não me engano, os eventos começam mais cedo para acabarem enquanto o metrô ainda está aberto.
Quanto ao preço de carros por lá, vimos alguns usados a venda por menos de CAD 10.000.


Segurança

Achamos Toronto bem segura, embora ainda estivéssemos com a paranoia de cariocas (Pegar ônibus a noite é perigoso? E chegar de madrugada? Mas num tem perigo???). Conversando com uma menina de São Paulo que estava na mesma escola que eu, descobri que ela tinha os mesmos medos.
Vimos que lá as mulheres pegam ônibus sozinhas a noite, todo mundo tem Ipod, Iphone, I qualquer coisa, e usa na rua, dentro do ônibus, sem preocupação. As casas são como nos filmes, sem muros, com um jardim na frente; e as janelas não tem grade, só vidro mesmo.
Quando perguntamos a nossa "hostmother" se era perigoso voltar para casa de madrugada, ela respondeu: "Claro que não, tem um batalhão de polícia aqui perto, num acontece nada!"... Ahan, igualzinho no Brasil... moramos a duas ruas de um batalhão, e pergunta se eu chego em casa tranquila! rs


Montreal, Québec e Ottawa
Passamos uns três dias conhecendo Québec, Montreal e Ottawa. Foi pouco tempo para cada cidade, mas tivemos algumas impressões:

Ville de Quebéc
A cidade é linda, limpa e segura. Porém, saímos de lá com a sensação que seria mais difícil encontrar trabalho na nossa área (contabilidade) por lá. Não vimos tantas empresas como em Montreal ou Toronto.

Montreal
Achamos Montreal bem parecida com Toronto, tem inclusive uma cidade subterrânea também. Vimos alguns mendigos pelas ruas, um veio nos pedir dinheiro, dissemos que não tínhamos, ele foi embora.

Vimos grandes empresas por lá, e a maioria das pessoas falam inglês e francês.
Ottawa

Ottawa também é uma cidade grande, parecida com Toronto e Montreal.

O parlamento é lindo, vale a pena conhecer! Como só passamos metade do dia em Ottawa, não conseguimos formar opinião sobre a cidade. Além disso, como para imigrar para Ottawa é através do Processo Federal, não prestamos tanta atenção como em Québec e Montreal.

Para quem está considerando imigrar para o Canadá ou qualquer outro país, acho que vale a pena, antes de dar entrada no processo, visitar o país e passar pelo menos um mês, pois assim é possível ter mais certeza que realmente vai valer a pena todo o esforço e gasto.

Muito provavelmente este post terá desdobramentos, pois voltamos cheios de história para contar!!!

Um comentário:

  1. Obrigada pelos esclarecimentos sobre a cidade de Toronto....meu marido viajou hoje..e morri de medo ,pois ele chegará de madrugada....estou mais tranquila..obrigada de coração por transmitir informações tão importantes para nós que não conhecemos nada além deste Brasil.

    ResponderExcluir