sábado, 28 de janeiro de 2012

Links de Rádios interessantes em Inglês e Francês

Como podemos trabalhar com fones ouvindo música, aproveito as 8 horas diárias que passo no escritório (que às vezes viram 10, 12 horas... rs) para treinar os ouvidos para o inglês/francês. Confesso que acabo ouvindo muito mais as rádios em inglês, por razões óbvias: consigo entender o que está sendo falado sem precisar prestar muita atenção e as músicas que tocam são mais conhecidas. Mas ultimamente tenho me forçado a acostumar os ouvidos com o francês, afinal, quando chegarmos em Québec não terá outro jeito...

Inglês
Chum FM Toronto – 104.5 - http://www.chumfm.com/

Se define como “Today’s best music” e toca pop. Os locutores sempre conversam bastante entre si, fazem promoções e dão notícias sobre Toronto. Bom para praticar o inglês e ficar informada sobre os últimos acontecimentos da cidade. Peguei a dica desta rádio no blog “Do forno para o Freezer”, um blog bem legal!

Kbay FM San José – 94.5 - http://www.kbay.com/
Rádio bem parecida com a Chum FM, porém com locutores mais animados. Durante a manhã tem o “Sam and Lisa show”, no qual os locutores fazem fofoca, falam do tempo, do trânsito, etc. Bom para melhorar o inglês e ficar sabendo do que acontece na vida dos famosos e em San José.

Francês
Rythme fm – Montreal - 105.7 - www.rythmefm.com/montreal/

Rádio com o pop de Québec, além de músicas em inglês. Muito difícil entender o que os locutores falam, praticamente impossível. Boa para conhecer cantores/bandas que fazem sucesso na parte francesa do Canadá.

RFI – França - http://www.rfi.fr/
No site, você consegue escolher entre a rádio só de notícias ou de música. Particularmente, não gosto muito de música francesa, meu ouvidos sempre estranham o ritmo. Acabo sempre ouvindo as notícias, a pronúncia (pelo menos para mim) é muito mais clara que a da Rythme fm.

3 comentários:

  1. Olá Casal!

    Pois, é.. a nota ainda não saiu. Creio que vá sair só no fim dessa semana.

    Como relatei no blog, achei muito ruim a forma de avaliação da compreensão oral. Gostei mais da avaliação oral do TOEIC do que do IELTS, mas se o BIQ quer o IELTS, o jeito é dar um jeito de passar, né? rs..

    Eu gostaria de obter um High, mas um Moderate já nos garante nota para o dossiê.

    Torçam para nós! Estaremos torcendo por vocês também!

    Por falar nisso, vocês irão fazer ou já fizeram algum exame para o francês?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, gente!
    Uma vez tentei comentar aqui no Blog de vocês e não consegui, mas mandei um e-mail pro endereço de e-mail do BLog, vocês viram?
    Abraço,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  3. Olá casal!

    A Chum FM é bacana, mas é inglês. Temos escutado podcasts durante o transito na ida e na volta do trabalho. É uma boa maneira de treinar os ouvidos também, visto que não podemos usar fones de ouvido no trabalho :(

    Obrigado pela força! Agora a corrida é para conquista do TCFQ! Allons-y!

    Abraços!

    ResponderExcluir