sábado, 28 de janeiro de 2012

Links de Rádios interessantes em Inglês e Francês

Como podemos trabalhar com fones ouvindo música, aproveito as 8 horas diárias que passo no escritório (que às vezes viram 10, 12 horas... rs) para treinar os ouvidos para o inglês/francês. Confesso que acabo ouvindo muito mais as rádios em inglês, por razões óbvias: consigo entender o que está sendo falado sem precisar prestar muita atenção e as músicas que tocam são mais conhecidas. Mas ultimamente tenho me forçado a acostumar os ouvidos com o francês, afinal, quando chegarmos em Québec não terá outro jeito...

Inglês
Chum FM Toronto – 104.5 - http://www.chumfm.com/

Se define como “Today’s best music” e toca pop. Os locutores sempre conversam bastante entre si, fazem promoções e dão notícias sobre Toronto. Bom para praticar o inglês e ficar informada sobre os últimos acontecimentos da cidade. Peguei a dica desta rádio no blog “Do forno para o Freezer”, um blog bem legal!

Kbay FM San José – 94.5 - http://www.kbay.com/
Rádio bem parecida com a Chum FM, porém com locutores mais animados. Durante a manhã tem o “Sam and Lisa show”, no qual os locutores fazem fofoca, falam do tempo, do trânsito, etc. Bom para melhorar o inglês e ficar sabendo do que acontece na vida dos famosos e em San José.

Francês
Rythme fm – Montreal - 105.7 - www.rythmefm.com/montreal/

Rádio com o pop de Québec, além de músicas em inglês. Muito difícil entender o que os locutores falam, praticamente impossível. Boa para conhecer cantores/bandas que fazem sucesso na parte francesa do Canadá.

RFI – França - http://www.rfi.fr/
No site, você consegue escolher entre a rádio só de notícias ou de música. Particularmente, não gosto muito de música francesa, meu ouvidos sempre estranham o ritmo. Acabo sempre ouvindo as notícias, a pronúncia (pelo menos para mim) é muito mais clara que a da Rythme fm.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Contabilidade no Canadá

Trabalhamos com contabilidade aqui no Brasil, e temos toda intenção de continuar na mesma área quando imigrarmos. Sabemos que para tanto, além de validar o diploma obtido aqui no Brasil, teremos que fazer alguns cursos e obter algumas cerificações para fazer parte da Ordem de Contadores do Canadá, que seria o equivalente a tirar o CRC aqui no Brasil.
Para os que não sabem, o Brian é formado em Contábeis, e a Lois em Administração, e está cursando Contábeis.

Abaixo estão os três tipos de certificados que um Contador pode ter no Canadá, dependendo da área que queira se especializar:

CGA

Um CGA (Certified General Accountant) é um profissional que pode prestar uma variedade de serviços financeiros e serviços contábeis. Esse serviço inclui impostos e serviços de auditoria externa, mas também gerenciamento financeiro, auditoria interna e planejamento estratégico de serviços.  Mais informações no link: http://accountingincanada.ca/cga/


CMA

Um CMA (Certified Management Accountant) é um profissional que é capaz de fornecer aos empregadores o equilíbrio entre contabilidade, administração e estratégia. CMAs podem trabalhar nas áreas de planejamento estratégico, vendas e marketing, TI, recursos humanos, finanças e operações. Mais informações no link: http://accountingincanada.ca/cma/


CA

No Canadá, um CA (Chartered Accountant) pertence ao Canadian Institute of Chartered Accountant (CICA). O campo de trabalho engloba business e finanças, incluindo auditoria, impostos, e gerenciamento financeiro.  Mais informações no link: http://www.cica.ca/


De acordo com nossas pesquisas até o momento, a maiorias das vagas para contador/auditor exige o CA ou CPA (Certified Public Accoutant), que é a certificação americana. Assim, nosso planejamento é, ao chegar no Québec, nos inscrevermos no curso de CA o quanto antes, para melhorar as oportunidades de emprego.


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

École Québec

Esse sábado nós fomos assistir uma aula na École Québec, pois estávamos considerando a possibilidade de sair da Aliança, visto que no semestre que passou mais “empurramos com a barriga” que aprendemos de fato.

Nossa opinião sobre a École Québec

A opinião que vamos expressar aqui é de quem assistiu somente a uma aula, ok?

Gostamos bastante da École Québec. Por ser um curso pequeno, as pessoas são mais unidas, e nos sentimos meio que “em casa” (literalmente, pois aqui no Rio o curso é dado em um sobrado, onde era uma casa, e continua com cara de casa... rs). Brincadeiras a parte, o professor é ótimo (nativo de Québec), a turma tinha só duas pessoas além de mim e do Brian, conseguimos falar bastante e fazer muitos exercícios. Ficamos bem à vontade tanto com o professor quanto com a turma, e vimos que lá o foco dos alunos é realmente aprender o francês para imigrar. Ficamos bem contentes com o que vimos, e com vontade de voltar sábado que vem.

O porém

Li um dia desses em outro blog (que não vou lembrar o nome agora) que a fase da imigração é cheia de “poréns”. Pois bem, nos deparamos com o nosso primeiro “porém”. A École Québec é ótima, porém, estamos mais avançados na Aliança (cerca de uns 3 períodos a frente). E aí passamos o final de semana inteiro no dilema... ir pra École, voltando vários conteúdos, mas ter um professor nativo e uma turma pequena, ou continuar na Aliança mais um semestre?

Decidimos então fazer mais um semestre na Aliança, pois só mandaremos nossos documentos para iniciar o processo no final de abril mesmo, e, no segundo semestre, iremos na École Québec fazer aulas particulares, para treinar para a Entrevista, ajeitar o currículo em francês, etc.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Resultado do Simulado do TCF - Lois

Amis, acabei de fazer o simulado do TCF, disponível neste Link. O simulado dá uma noção geral da prova, e confesso que fiquei surpresa com o resultado (melhor que eu esperava!).


Estou me sentindo uma quebecoise agora!!!! rsrsrs
Claro que até o dia da prova, repetirei este simulado, e outros que encontrar, exaustivamente. Também estamos planejando responder prováveis perguntas da parte oral em forma de texto, para praticar e melhorar o vocabulário. (Lembrando que o TCF Quebec é só escutar e falar!)

Abraços,

Lois

"Test drive" do Canadá

Em agosto/11 fomos pela primeira vez para terras acima da linha do Equador. Passamos agosto inteiro em Toronto, estudando inglês na LSC. O objetivo da viagem, primeiramente, foi FÉRIAS (uhul!), ou seja, viajar, descansar a cabeça e conhecer novos lugares. Aproveitamos para passar 3 dias em NY, que sempre quisemos conhecer, antes de seguir para Toronto. Além de tirar férias, queríamos ver se o Canadá era tudo isso que pensávamos, e se realmente conseguiríamos nos adaptar em outro país, longe de tudo e de todos.

Nossa opinião de Toronto
Chegamos em Toronto em pleno verão e pegamos dias ensolarados a maior parte do tempo. Durante o verão, o sol se põe umas 20:00, então a sensação é que dá para aproveitar melhor o dia.

A cidade é limpa, as pessoas são educadas e o transporte público funciona. Fiquei encantada com coisas simples, como por exemplo, as pessoas que querem entrar no metrô esperam as que estão dentro sair, para depois entrarem (o que parece tão óbvio, mas aqui no Rio ninguém vê...). Além disso, na escada rolante, todo mundo se mantém do lado direito, pois, se alguém estiver com pressa, é só subir correndo pelo lado esquerdo!

Ah, e quem mora em Toronto não fala ToronTo, fala Torono!

Transporte público
Durante todo o período que ficamos em Toronto, utilizamos somente o transporte público. Enquanto no Rio não me imagino sem carro, em Toronto só cogitamos a possibilidade de alugar um para ir ao Vaughan Mills (um outlet gigante fora do centro da cidade - http://www.vaughanmills.com/) pois seria desconfortável voltar com vááááárias muambas no ônibus (e teríamos que pegar uns 3 ônibus + metrô para chegarmos em casa). Porém, descobrimos um shuttle saindo do centro de Toronto que leva e busca, DE GRAÇA! Pronto, ficamos um mês inteiro sem carro!
Os moradores de Toronto também usam bastante o transporte público, fomos a alguns shows lá e vimos que as pessoas preferem ir de ônibus/ metrô que usar o carro. Além disso, como o metrô lá fica aberto até 1:00 da manhã, se não me engano, os eventos começam mais cedo para acabarem enquanto o metrô ainda está aberto.
Quanto ao preço de carros por lá, vimos alguns usados a venda por menos de CAD 10.000.


Segurança

Achamos Toronto bem segura, embora ainda estivéssemos com a paranoia de cariocas (Pegar ônibus a noite é perigoso? E chegar de madrugada? Mas num tem perigo???). Conversando com uma menina de São Paulo que estava na mesma escola que eu, descobri que ela tinha os mesmos medos.
Vimos que lá as mulheres pegam ônibus sozinhas a noite, todo mundo tem Ipod, Iphone, I qualquer coisa, e usa na rua, dentro do ônibus, sem preocupação. As casas são como nos filmes, sem muros, com um jardim na frente; e as janelas não tem grade, só vidro mesmo.
Quando perguntamos a nossa "hostmother" se era perigoso voltar para casa de madrugada, ela respondeu: "Claro que não, tem um batalhão de polícia aqui perto, num acontece nada!"... Ahan, igualzinho no Brasil... moramos a duas ruas de um batalhão, e pergunta se eu chego em casa tranquila! rs


Montreal, Québec e Ottawa
Passamos uns três dias conhecendo Québec, Montreal e Ottawa. Foi pouco tempo para cada cidade, mas tivemos algumas impressões:

Ville de Quebéc
A cidade é linda, limpa e segura. Porém, saímos de lá com a sensação que seria mais difícil encontrar trabalho na nossa área (contabilidade) por lá. Não vimos tantas empresas como em Montreal ou Toronto.

Montreal
Achamos Montreal bem parecida com Toronto, tem inclusive uma cidade subterrânea também. Vimos alguns mendigos pelas ruas, um veio nos pedir dinheiro, dissemos que não tínhamos, ele foi embora.

Vimos grandes empresas por lá, e a maioria das pessoas falam inglês e francês.
Ottawa

Ottawa também é uma cidade grande, parecida com Toronto e Montreal.

O parlamento é lindo, vale a pena conhecer! Como só passamos metade do dia em Ottawa, não conseguimos formar opinião sobre a cidade. Além disso, como para imigrar para Ottawa é através do Processo Federal, não prestamos tanta atenção como em Québec e Montreal.

Para quem está considerando imigrar para o Canadá ou qualquer outro país, acho que vale a pena, antes de dar entrada no processo, visitar o país e passar pelo menos um mês, pois assim é possível ter mais certeza que realmente vai valer a pena todo o esforço e gasto.

Muito provavelmente este post terá desdobramentos, pois voltamos cheios de história para contar!!!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TCF e IELTS pagos!!!!

Oui, mes amis, estamos R$1.052 reais mais pobres (R$404,00 IELTS Lois + R$ 324 TCF Lois + R$324,00 TCF Brian)... Mas com a sensação de termos dado, de fato, o pontapé inicial para começar o processo.
Conseguimos agendar o TCF para o dia 05/03 IELTS pro dia 30/03, aqui no Rio. Vai ter prova do IELTS agora em janeiro também, mas pelo menos aqui no Rio as vagas já estão esgotadas.

Agora é aproveitar esses exatos dois meses para estudar francês como loucos, principalmente melhorar a pronúncia, o raciocínio e a compreensão oral, pois o TCF Québec é só escutar e falar...
Para “abrir” os ouvidos para o francês, encontramos a RFI – Radio França Internacional (http://www.rfi.fr/), que é a CBN da França, ou seja, notícias 24 horas, numa pronúncia relativamente tranquila de entender.

Mais alguém do Rio que vai fazer as provas????

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TCF

Com as mudanças no processo de imigração com relação à comprovação da competência linguística decidimos aplicar o TCF Québec ao invés de escolher os outros como o TCF Tout Public, DELF, DALF, TEF e o TEFAQ.
Escolhemos o TCFQ devido o preço do exame ser bem mais em conta que os outros TCF’s e ele será aplicado no início de março aqui no Rio, enquanto o DELF e DALF só será aplicado em meados de 2012.

O TCF Québec destina-se somente às pessoas que querem dar entrada no processo de imigração, e é composto por dois exames:
- compréhension orale (30 questions). Durée de cette épreuve : 30 minutes.

- expression orale (6 questions). Durée de cette épreuve : 15 minutes

No Brasil, a Aliança Francesa é responsável pela aplicação de todas as provas que podem ser usadas para validação dos conhecimentos de Francês (DELF, DALF, TCF, TCF Québec...).

No Rio de Janeiro, o período de inscrição para o TCF Québec é de 04 de janeiro a 31 de janeiro de 2012, e o custo é de R$324,00. As inscrições só podem ser feitas na AF de Ipanema.
O prazo de recebimento dos resultados, segundo o site oficial do TCF, é de 21 dias após a recepção das provas no CIEP.

Calendário de Provas:
http://www.aliancafrancesa.com.br/exames/exames_tcf.htm

Simulado TCF:
http://www.tv5.org/cms/chaine-francophone/enseigner-apprendre-francais/TCF-FLE/p-6817-Accueil-TCF.htm

Bonne chance a todos que vão fazer o TCF!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Feliz 2012!

Viemos aqui hoje só desejar a todos um Feliz 2012, que seja um ano muito bom com todas as expectativas realizadas!